quinta-feira, 1 de outubro de 2009

Incontinência Urinária na Gestação e no Pós-Parto

Um estudo, realizado na Universidade de Otago, na Nova Zelândia , demonstra que os músculos pélvicos precisam ser exercitados na fase gestacional. Segundo pesquisadores, a prática faz com que as mulheres tenham menos chances de sofrer de incontinência urinária durante e após a gestação.
"É muito comum as futuras mães terem vazamentos na gravidez, porque o útero pesa em cima da bexiga, reduzindo o espaço onde o xixi fica armazenado", diz Silvia Longhitano, ginecologista da Universidade Federal de São Paulo (Unifesp).
Para evitar o problema, contrair os músculos do assoalho pélvico é fundamental para fortalecer e ajudar as mulheres a adquirir um maior controle da urina.
O estudo avaliou 6.181 mulheres antes e após o parto. Foi concluído que, aquelas que não praticaram a contração do músculo pélvico tiveram incontinência urinária na fase final da gravidez e até pelo menos seis meses após o nascimento - tempo que a mulher leva para se recuperar totalmente. Já as gestantes que treinaram habitualmente não tiveram problemas. A pesquisa sugere que esse exercício é fundamental para mulheres que dão à luz bebês grandes ou que tenham partos normais, porque os músculos ficam mais relaxados.
Fonte: Revista Crescer

Minha Opnião:
O fortalecimento do assoalho pélvico é imprescindivel em qualquer fase da vida da mulher, principalmemte durante a gestação e no pós-parto.
Mas isso não é obrigação só de quem pretende realizar um parto normal, as futuras mamães que irão se submeter à uma cesárea também devem se preocupar com o seu assoalho pélvico.
"CONTRAIR É PRECISO"
Não importa a via de parto (por onde o bebê irá nascer), durante a gestação a sobrecarga que o bebê faz sobre os músculos do assoalho pélvico da mãe é bem significativa, pois já há uma frouxidão ligamentar normal da gestação.

E, como a incontinência urinária não é a intenção, é simples: PREVENÇÃO!!!!

Fisioterapia em Obstetrícia, uma nova e próspera área da Fisioterapia.... ajude à divulgar!!!!

2 comentários:

  1. Apesar de serr homem, cada dia que passa, gosto mais desse blog pois é bom ficar por dentro das informações de nossas atuais ou futuras parceiras.

    Beijos
    Rafinha.

    ResponderExcluir
  2. Mari
    deixa comigo... eu to contraindo.... e divulgando....
    bjus

    ResponderExcluir